Friday, December 19, 2014

Mar de Tempestades

"Não podes parar as ondas mas podes aprender a surfar" - Jack Kornfield

Por vezes vemos-nos no meio de um vasto oceano, rodeados por água, sem ter por onde ir. Por vezes somos apanhados por temporais. E embora por vezes nos conformemos com esse destino, dizendo a nós próprios que não vale a pena lutar, que não vale a pena fazer o quer que seja porque dá muito trabalho, outras entramos em pânico e queremos fugir o mais rapidamente possível do sítio, o que nos deixa em pânico porque a única coisa que temos à nossa volta é água. Esse sentimento de pânico é incrementado quando as ondas começam a cair em cima de nós, quando nos vemos apanhados no meio de uma tempestade. Dizemos a nós próprios que não queremos estar naquela situação, não queremos estar ali. Dizemos como se fosse um mantra, como se fosse as palavras mágicas para sair dali, mas nada muda. Na verdade, tudo piora. Ingenuamente, ou não, dizemos, gritamos que não queremos estar ali, gritamos por socorro, que alguma força divina nos salve, nos tire daquela situação, mas o que isso parece fazer apenas é criar mais ondas para nos cair em cima.

Quando a resistência se instala, queremos fugir por nos sentirmos irremediavelmente presos, seja por estarmos em situações que não gostamos, que nos obrigam a passar por desafios que nos deixam desconfortáveis ou dos quais não sabemos se vamos conseguir superar. E quando mais nos debatemos, quanto mais resistência temos mais resistência criamos, pior será porque não conseguimos mudar essa condição. Porque ela não depende de nós. Não conseguimos que as ondas parem de cair em cima de nós quando estamos no meio da água, nem temos hipótese de nos teleportarmos para um sítio seco. A melhor forma de fugirmos às ondas, será colocar-nos de maneira a que ela nos transportem para fora. Em vez de lutarmos, devemos deixar-nos ir pela corrente, fazer e dar o nosso melhor e quando repararmos, já estamos com os pés na areia, em terra firme. 

Quando deixamos a resistência para trás e temos alguma paz de espírito dentro de nós, podemos ouvir aquela voz que nos diz com todo o amor...

"Estás na água porque precisas de aprender a nadar."