Tuesday, April 18, 2006

Fodavone

Sem querer monopolizar este espaço com a minha humilde pessoa, venho aqui deixar mais uma reflexão. Uns tempos atrás saiu a notícia bonitinha (e como a notícia não é recente e não a investiguei depois disso é natural que certos pormenores estejam incorrectos, mas dá para ter uma ideia geral do que se sucedeu e do principio da coisa) de que o director / presidente da Vodafone em Portugal viu perdoadas as suas dívidas ao fisco de 75 mil euros respeitantes ao ano de 2004 (se não me engano), por prescrever. Isto é, as finanças tem um certo tempo para cobrar as suas divídas e esse tempo foi ultrupassado. Dá que pensar não dá? Eu quando estou a dever 3 euros ao padeiro até a Swat me cerca o prédio. Mas o melhor ainda está para vir. Parece que o motivo que levou á prescrição foi tão simples como isto: mudança de residência.

...

Não, a sério. Foi mesmo isto.

Eu sei o que estão a pensar...então o presidente da Vodafone muda de residência e ninguém o consegue apanhar para o notificar? Eu percebo, que mesmo aparecendo na televisão e dando vários seminários sobre a iniciativa Força Portugal ou coisa que o valha (a dizer que os portugueses tinham de poupar e de trabalhar mais para levar o país para a frente - claro que a trabalhar para sustentar este pessoal temos que trabalhar muito, temos trabalhar a triplicar) não seja fácil de o apanhar, talvez por medo dos seguranças e todos sabemos como os funcionários são explorados pelo sistema, cheios de faltas de direitos em relação aos restantes trabalhadores (sem querer generalizar porque existem realmente funcionários públicos que não têm condições tais como polícias e... polícias), por isso até se compreende. E de certo que como o presidente da Vodafone, com a sua falta de dinheiro crónica, deve ter tirado cursos de camuflagem com os principais artistas de fuga do país, de ninjas ocidentais como Santana Lopes, Valentim Loureiro. Penso que não tenha nenhum sobrinho taxista na Suiça por isso penso que Isaltino Morais esteja livre de culpas desta. É compreensível que tal personagem tenha passado despercebida das finanças... é normal... porque não é fácil apanhar um ninja...

Mas eu depois meti-me a pensar...e sem querer insultar a inteligência de ninguém... meti-me a pensar que possivelmente existe uma maneira de apanhar tal personagem. Sei que se calhar é um pouco rebuscada e até incomum a roçar os limites da possibilidade mas mesmo assim acho que era de tentar... vejamos... estamos assim no parque das nações, perto do centro comercial Vasco da Gama (querem sítio mais underground que este?) e parece (parece!!! Não tenho a certeza!!!) que existe um prédio gigante com uns cento e quinhentos andares com letras vermelhas no topo a dizer V-O-D-A-F-O-N-E!! Provavelmente todos foram lá ter, até os bois da Lezíria, menos os funcionários do fisco.

Os funcionários das finanças responsáveis pelo caso estão a ser investigados, parece que houve favorecimento...


Moral da história: Isto está bom é para os presidentes da Vodafone que devem mais de 75 mil euros ao fisco.

No comments: